Mas o que é o kanji? Segundo a Wikipedia:
Os kanji (漢字) são caracteres da língua japonesa com origem de caracteres chineses, da época da Dinastia Han, que se utilizam para escrever japonês junto com os caracteres silabários japoneses katakana e hiragana.
Os kanji, em regra, expressam uma ideia, e podem ter diferentes leituras. E são muitos.
O método tradicional de aprendizado do kanji (dados em escolas japonesas e em escolas de línguas) consiste em repetir, repetir e repetir o traçado, significado e leituras de cada um dos mais de 3.000 kanji. Em verdade, os próprios japoneses estudam desde pequenos um número gigantesco desses caracteres, até a sua formatura e, como regra, não se lembram de todos.
O filósofo e linguista James Heisig desenvolveu um método bastante interessante para o aprendizado do kanji, e que é a base deste site. Heisig fez uma observação bastante interessante: a rapidez de aprendizado da língua japonesa por um estrangeiro ocidental é, em regra, mais demorado ou dificultoso do que o de um estudante oriental chinês, em especial no que diz respeito aos kanji. Ele verificou que os chineses já conhecem boa parte dos significados atribuídos a cada kanji, que são similares aos caracteres chineses (hanzi) e que, uma vez que já tinham a cada caracter um significado associado, bastava que eles aprendessem a leitura.
Essa simples diferença afeta de forma brutal a velocidade de aprendizado dos kanji. Afinal, sabendo-se a escrita e significado, resta aprender a leitura. Com o gradual aumento de vocabulário adquirido pelo estudo da língua, finalmente, é muito mais fácil de se associar o kanji respectivo, já que o significado já será sabido.
E como funciona?
Cada post possuirá um kanji e uma palavra-chave ou ideia associado a ele, com uma história que pode ser utilizada para se lembrar do significado. A história, no geral, tentará seguir a regra mnemônica: quanto mais esdrúxula ou engraçada, mais fácil de se lembrar.
Deixarei também no texto o significado e leitura do kanji, para facilitar um estudo futuro, mas é importante ter em mente que a leitura não deve ser o foco ao se estudar o kanji por este método. O importante é o significado (palavra-chave ou ideia) e escrita.
Nos comentários, os visitantes poderão postar suas próprias histórias que ajudem a lembrar o significado do kanji e, quem sabe, ajudar aos demais (viva web 2.0!).
E quando eu começo a falar japonês?
Quanto a isso, você não falará japonês apenas lendo estes kanji. Ocasionalmente, postarei algumas dicas que uso ou que em enviarem como post independente, com outra tag. Todos os kanji serão marcados com a tag "kanji".